Para trabalhar com comissão no Cloud, a configuração "Utiliza Gestão de Comissão" precisa estar como SIM. Caso necessário, faça o ajuste da configuração.
Existem 5 maneiras de cadastrar comissão no sistema e elas seguem a hierarquia:
Vendedor e Produtos
Vendedor e Fabricante
Vendedor e Categoria
Vendedor e Subgrupo
e por último Grupo de Produtos.
Pesquise na barra lateral para acessar a tela de Gestão de Comissão
Cadastre, edite e consulte comissões. O sistema Cloud possibilita o cadastro de comissão por produto em valor ou percentual, ou então pro atributos, ou seja, por grupo de produtos, subgrupos, categorias e fabricantes.
PASSO 1 - Na tela de Gestão de Comissão, clique em Por Produto ou Por Atributo de Produto
PASSO 2 - Marque todos os vendedores que serão considerados nessa comissão.
PASSO 2 - Escolha o campo "Comissão por", escolhendo por produto ou o atributo.
PASSO 3 - Informe se o Tipo de Comissão será por valor ou percentual.
A comissão Por Produto poderá ser por valor ou percentual
A comissão Por Atributo de Produtos é somente por percentual.
PASSO 4 - Marque os produtos ou atributos que serão comissionados.
PASSO 6 - Informe o valor ou percentual de comissão
PASSO 7 - Clique em Adionar [F2]
Relatório e indicadores para apuração das comissões dos vendedores.
PASSO 1 - Na tela de Gestão de Comissão, clique em Análise de Comissões
Na parte superior, o sistema trará os valores de Vendas Comissionadas e Vendas Totais. Permitindo a pesquisa pelos filtros padrões ou personalizados.
Na parte inferior, o Relatório de Comissões estará listando os valores Base de Comissão e o Valor Comissão a ser pago aos vendedores.
Selecionando as abas é possível consultar valores de acordo com o tipo de comissão cadastrado.
Essa manutenção irá reajustar o valor da comissão com o percentual novo cadastrado.
PASSO 1 - Na tela de Gestão de Comissão, clique em Análise de Comissões
PASSO 2 - No rodapé da tela, selecione o botão Recalcular Comissão [F2]
PASSO 3 - Na tela de Recalcular Comissão, marque os vendedores e o período de vendas a ser recalculado.
O sistema irá usar o valor de vendas registradas como valor de base de comissão e aplicar o % de comissão cadastrado, seja por grupo, produto, categoria ou etc.