CONFIGURAÇÕES DE ESTOQUE
CONFIGURAÇÕES DE ESTOQUE
O Trier Cloud oferece flexibilidade para gerenciar o estoque dos produtos, permitindo escolher entre controlar ou não controlar o estoque pelo sistema. Abaixo, detalhamos as opções e suas respectivas implicações:
Para configurar o controle de estoque é necessário realizar a implantação do estoque:
Acesse o menu Movimentação.
Selecione a opção Implantação de Estoque.
Escolha entre habilitar ou desabilitar o controle de estoque.
🔴 Se optar por não controlar o estoque:
Campos e colunas ocultados: Todas as informações relacionadas ao estoque serão ocultadas no sistema.
Inventário: É importante verificar com o serviço contábil a necessidade do registro de inventário. Ao desabilitar o controle de estoque, não será possível gerar o Relatório de Inventário.
🟢 Quando o controle de estoque é habilitado:
Exibição de campos e colunas: As informações de estoque voltam a ser exibidas no sistema.
Registro de movimentações: Entradas e saídas de estoque passam a ser registradas na tela de movimentação. O saldo atual pode ser acompanhado na coluna Saldo Estoque.
Relatório de Inventário: Torna-se possível gerar o Relatório de Inventário através de:
Menu Relatórios > Saldo em Estoque.
Para multiempresas o tipo de controle de estoque é escolhido no central e válido para todas as empresa.
Caso a quantidade solicitada no movimento (por exemplo: venda ) seja maior que o saldo em estoque, o sistema exibirá um alerta informando que o estoque é insuficiente, sendo possível efetuar algumas configurações:
Acerto manual: O estoque pode ser ajustado durante a venda.
Não permitir: Não permite a venda de produtos com estoque insuficiente.
Acerto automático: O sistema realiza o ajuste automaticamente.
Essa configuração é feita no parâmetro "Tipo de acerto nas movimentações de saídas e entradas para produtos sem estoque".
Sobre os ajustes/acertos manuais e automáticos: Qualquer ajuste de estoque gera um registro na opção Outras Entradas/Saídas, sendo possivel a geração de NF-e, feita no menu Movimentações > Outras Entradas/Saídas.
Com essas opções, o Trier Cloud garante flexibilidade para adaptar o controle de estoque às necessidades da sua operação.
Caso o sistema esteja exibindo uma notificação relacionada a pendência de estoque, significa que uma venda foi realizada sem o produto possuir estoque suficiente enquanto o aplicativo estava sem conexão (offline). Neste caso é necessário efetuar a manutenção:
Clique na notificação e será direcionado ao relação de vendas;
Utilize a ação individual de "Ajustar estoque automaticamente", caso desejar que o sistema efetue a entrada das quantidades necessárias para a venda;
Caso desejar efetuar o processo manual, trabalhando para que o sistema fique de acordo com o estoque físico, utilize a ação de "Visualizar produtos", inclua a coluna Status e verifique quais os itens possuem o status "FINALIZADO COM PENDÊNCIA DE ESTOQUE", nesses itens é necessário efetuar o processo de ajuste de estoque. Confira a documentação sobre ajuste de estoque;