Na tela de Início, estarão dispostos os cards que estarão disponíveis para que você possa finalizar a entrada de mercadoria, você poderá optar por realizar todo o processo ou ir direto para a etapa desejada.
O processo da entrada é feito em 4 etapas:
Importação do XML, Confirmação de produtos, Confirmação de Estoque e Confirmação de preços
Notas disponíveis para entrada: notas que ainda não foram importadas
Notas para Confirmação de Produtos: notas foram importadas, mas estão com pendências de cadastro de produtos
Notas para Confirmação de Estoque: notas foram importadas, mas ainda não tiveram o estoque conferido e confirmado.
Notas para Confirmação de Preços: notas foram importadas, tiveram os cadastros confirmados, mas estão com pendências de preços.
Finalizadas: notas que foram importadas, e já tiveram cadastros e preços confirmados.
Abaixo estará a seção para realiza a Consultar Status da Nota Fiscal, que listará todas as notas, e através dos status será possível identificar em qual etapa determinada nota se encontra, serão elas:
Na tela estarão as notas disponíveis para realizar a importação. Basta marcar a nota e clicar em Importar notas e prosseguir [F2]
Vale lembrar que o carregamento do xml da nota pode ser feita de várias formas.
Pode-se: Carregar XML, manualmente selecionando o arquivo salvo no computador
Buscar XML no E-mail da loja configurado
Buscar XML no SEFAZ automaticamente
Buscar XML por Chave no SEFAZ bipando a chave da nota
💡Como configurar o sistema para não atualizar o preço de vendas? Acesse as configurações do sistema, em configurações de entrada de mercadorias altere o parâmetro Manter o preço de venda e recalcular o markup na entrada de mercadorias para SIM.
Essa etapa mostrará caso existam pendência de cadastros de produtos que estejam incompletos. Clicando no ícone da coluna Visualizar produtos, o sistema mostrará as pendências.
Caso acontecer de o produto vir sem código de barras no XML encaminhado pelo fornecedor, e o cadastro ficar em PENDÊNCIA, é possivel usar a opção SUBSTITUIR E VINCULAR.
Essa função substitui o produto com pendência pelo produto já cadastrado e vinculado no sistema, para evitar duplicidade de cadastros.
Também é possível realizar ações para essa nota importada.
Caso a nota esteja marcada como SEM PENDÊNCIA, pode-se marcá-la e clicar em Prosseguir [F2]
Serve para confirmar a atualização de preços quando o sistema exige que deve haver, antes de atualizar por definitivo. Para usar essa opção, o sistema precisa estar configurado para usar a Confirmação de Preços. O sistema irá listar os produtos que tiveram alteração de preços pela entrada de mercadoria.
Campos marcados como Anterior são os valores que está no cadastro do produto. Campos marcados como Atual são valores calculados na nota de entrada. O ícone no produto e identificado na legenda mostrará se os preços aumentaram, diminuíram ou estão iguais.
Campos marcados como Atual estão livres para edição de valores.
💡 O Markup é um índice usado para define o preço final do produto com base no custo de compra. No sistema ele é encontrado mais comumente em percentual, o chamado Percentual de Markup. Mas também pode ser verificado em índice, através da calculadora de Markup.
FATOR DE COMPRAS
É comum no dia a dia da farmácia efetuar entradas de embalagens com várias unidades de um produto e vendê-los de forma individual, por exemplo, observe na imagem abaixo:
Este produto possui 12 flaconetes e poderá ser vendido individualmente, neste caso o fornecedor encaminhará no XML 1 unidade que representa a caixa fechada, porém como vamos vender os flaconetes de forma individual, para isso é necessário que ao efetuar a entrada de mercadorias ao invés do sistema entender um unidade, ele deverá entender as 12 unidades para tornar o estoque adequado a realidade de venda da farmácia para tanto o fator de compra do produto deverá ser igual a 12. Observe no esquema a seguir:
Neste caso o fornecedor encaminhou duas caixas de epocler, como em cada caixa existem 12 flaconetes o fator de compras está correto, sendo igual a 12. Para tanto o sistema identificou que existem 2 unidades na nota, multiplicada pelo fator (2 * 12) e entendeu que a entrada é de 24 unidades.
Outro exemplo simples seria consideramos um que determinado produto possui uma caixa com 6 unidades e que as unidades serão vendidos separadamente pela loja. Neste exemplo na nota de entrada o fornecedor informou constar apenas 1 unidade, que seria a caixa com os 6. Observe abaixo uma ilustração de como estaria representado na confirmação de preços da entrada de mercadorias:
Nesse caso é preciso ajustar o fator de compras dessa caixa, informar 6, para que o sistema divida essa caixa em 6 flaconetes para serem vendidos separadamente.
Após concluir as alterações de preços e fator necessárias pode-se clicar em Atualizar e Prosseguir [F2]
A nota entrará para lista de notas finalizadas, ou seja, sem pendência de cadastro, nem preço, nem estoque.